quarta-feira, 28 de novembro de 2018

FEDRA WEST


Norma Bengell(1935/2013) foi a grande estrela do cinema brasileiro, nos anos 60. Ela começou já arrasando, quando fez Bêbê, uma perfeita imitação de Brigitte Bardot, em O HOMEM DO SPUTINIK(1959), comédia com Oscarito. Mas seu grande salto foi em OS CAFAJESTES(1962), onde protagonizou um ousado nu frontal  capitaneada pelo diretor Ruy Guerra. E olha que ela esteve em O PAGADOR DE PROMESSAS, também de 1962 e que levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. E foi a partir da co-produção(Brasil/EUA/França), SÓCIO DE ALCOVA(1963), que ela se lançou no mercado internacional, estrelando vários filmes(MAFIOSO/1962, O HOMEM DE TOLEDO/1965, O PLANETA DOS VAMPIROS/1965), inclusive dois spaguetti-westerns OS CRUÉIS(1966) ao lado de Joseph Cotten e IO NON PERDONO...UCCIDO(mais conhecido como FEDRA WEST/1968) e que nunca teve um lançamento no Brasil. Coisa muito estranha, não só por ser um filme estrelado por uma atriz brasileira que estava em evidencia no mercado internacional, mas também por ser um bom filme. Um filme de qualidade, segundo os que o assistiram.


FEDRA WEST tem seu argumento baseado na lenda grega de Phaedra, a mulher de Theseus, que se apaixona por Hyppolitus, filho de Theseus, impelida por uma vingança da deusa Afrodite.  Na história deste western Norma é Fedra/Wanda, uma mulher de origem humilde casada com um poderoso rancheiro mexicano, Don Ramon, que tem um filho chamado Stuart, que depois de terminar seus estudos em medicina, volta para casa. Sem nunca ter aceitado o novo casamento de seu pai, acaba tendo um relacionamento amoroso com sua madrasta e, é claro, tudo levando a um final trágico. Filmado na região de Almeria, na Espanha, tem todos os ingredientes de um bom western, a italiana, porque até a tragédia final, Don Ramon ainda tem de combater um bando de ladrões que vem lhe surrupiando gado. E isso dá margem a uma boa dose de ação. A ótima trilha sonora Piero Piccioni, também não nos deixa esquecer,  em seus acordes que aqui temos um legitímo spaguetti western. Aliás, o diretor espanhol Joaquín Luis Romero Marchent(1921/2012) nesta época já era um veteraníssimo diretor de westerns, gênero que já militava desde 1955, quando realizou EL COYOTE. Até então já tinha realizado, entre outros,  filmes como POR UM PUNHADO DE PRATA(1963), OS 7 DO TEXAS(1964) e SETE HORAS DE FOGO(1965).

No elenco James Philbrook(1924/1982) faz o rancheiro Don Ramon. Phillbrook nunca teve realmente um ponto alto na sua carreira. Trabalhou muito na TV,  mas foi na Europa que esteve mais ativo, principalmente em westerns como SARAVAIDA DE BALAS(1965), O FILHO DO PISTOLEIRO(1965) e UMA BALA É TEU PRÊMIO(1967). Já Simon Andreu(nascido em 1941), que faz o jovem Stuart,  tem uma longa e eclética filmografia, estando  em atividade até hoje. Ele esteve em westerns como A QUADRILHA DA FRONTEIRA(1971)  e  O PRÊMIO DE UM CANALHA(1973). Uma curiosidade é a participação de um(a)  certo  Mercedes Alonso(1913/2013)  na edição deste filme; Ao que parece (segundo o IMDB)  apenas um homônimo da bela atriz espanhola, que nasceu em 1940. Talvez pela alta carga dramática, tão insólita em westerns, alguns críticos e aficionados, veem neste filme uma homenagem ao clássico DUELO AO SOL(1946),  clássico western produzido por David O. Selznick e dirigido por King Vidor, principalmente, quando se leva em conta o clímax de ambos os filmes, que se desenrola em um deserto. A se conferir.

FEDRA WEST
Outros títulos: Io non perdono... uccido/I Do Not Forgive... I Kill! /Phaedra West/Eu não perdôo... mato! / Pas de pardon, je tue
Itália/Espanha, 1968  90 min
Direção: .J.L.R. Marchent (Joaquin Luis Romero Marchent)
Argumento & Roteiro : J.L. Romero Marchent, Giovanni Simonelli, Victor Auz, J.L. Hernandez Marcos, Bautista Lacasa
Musica: Piero Piccioni
Produtor: Jose Luis Jerez
Elenco: James Philbrook , Norma Bengell, Simón Andreu , Luis Induni, Emil C. Caba , Mary Silva (Maria Silva), Alfonso Rojas, Maria Clementina Cumani Quasimodo, J.R. Solis (Joaquín Solís ), Anthony Padilla(Antonio Padilla), Ralph Fernandez, Alvaro de Luna, Angel Ortiz, Alfonso de la Veja, Rafael Vaquero, Carlos Romero Marchent, Javier Maiza, Juan Antonio Rubio, Giancarlo Bastianoni, Angelo Angeloni, Angel Aranda

Trailler
https://www.youtube.com/watch?v=cB5o6UwgW9E

Musica
https://www.youtube.com/watch?v=fwulZ91hAZs

Nenhum comentário:

Postar um comentário