domingo, 28 de junho de 2009

SUA LEI ERA A VINGANÇA

(I Vigliacchi non pregano / Cowards Don't Pray / Taste of Vengeance / The Wolf, the Tiger and the Vulture/ El Vengador del Sur)
Espanha/Italia, 1969 100 min
Direção: Mario Siciliano
Musica:Manuel Parada
Com: Gianni Garko, Sean Todd, Elisa Montes, Jerry Wilson, Alan Collins, Luis Induni, Frank Braña, Ivan Scratuglia
-Dois irmãos separados após a guerra civil, se reencontram anos depois. Um deles se tornou um violento caça prêmios, depois do assassinato de sua mulher, o outro se tornou um famoso homem da lei...
-Lançado em DVD, pela Cineart com o titulo ODIO E VINGANÇA. Já lançado em VHS, pela Century Vídeo, com o mesmo titulo.
-Distribuição original nos cinemas pela Livio Bruni/Columbia Pictures/River Filmes, em Eastmancolor/Panoramica. Relançado, posteriormente, pela FamaFilmes.

4 comentários:

  1. Uma obra prima do western Spaghetti.Direção, fotografia, trilha sonora, interpretação dos atores(notadamente dos dois atores principais, Gianni garko e Sean todd).Pode ser relacionado tranquilamente entre os dez maiores spaghettis de todos os tempos e também entre os maiores filmes de todos os tempos.Não fica atrás dos filmes da trilogia de Sergio Leone,só perdendo para Era uma vez no oeste,porque este é mais requintado na sua imagética e porque talvez tenha uma história mais decisiva e importante para a saga do velho oeste americano. a habilidade de Mario Siciliano com a câmera é impressionante, Os closes parecem ter sido calculados milimetricamente. Os zoons vão se aproximando lentamente até parar em closes belíssimos nos rostos de Daniel (Sean Todd parece ter tido seu rosto desenhado ou pintado para o filme)e Brian (Garko).Sua fórmula de deflagrar o zoom e enquadrar em primeiro (primeiríssimo)plano parece uma síntese entre o estilo de Leone e o de Corbucci, nem tão demorado como os do primeiro nem um tanto rápido como o do último (lembrando que Corbucci tem os zoons ás vezes muito bruscos)Filme belíssimo com fotografia insuperável produzido num país que sempre enobreceu a arte.Aliás,esse filme é uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  2. como uma pessoa pode dizer q era uma vez no oeste é melhor do que a trilogia dos dolares? sua lei era a vingança pode ser bom mais existem vários western-spaghettis melhores do que este, os mais famosos como Django por exemplo além da trilogia dos dolares

    ResponderExcluir
  3. Expus apenas a minha opinião, senhor outro anônimo. Para mim este filme está no mesmo nível dos da trilogia do mestre Sergio Leone. Para muitos Era uma vez no Oeste (ou Era uma vez o Oeste, que é o mais correto) é o western mais requintado dos 5 de Leone, onde esse diretor levou ao extremo o seu perfeccionismo. mas parece que a maioria, pelo que percebo em vários Top Tens, acham Três homens em conflito o melhor de todos, inclusive o melhor que foi realizado dentro do sub gênero em seus aproximadamente 15 anos de existência. Em muitas listas dos melhores de todos os tempos ele aparece à frente do épico de 1969. Já para mim, particularmente é um tanto quanto complicado dizer qual o melhor spaghetti desse mestre, poque cada um à parte, não obstante a marca do estilo, acrescenta sempre uma ideia nova em relação ao outro. Mas por outro lado o estilo vai se aperfeiçoando, principalmente na construção imagética e nesse aspecto parece realmente na visão de muitos abalizados críticos que Era uma vez... alcançou um patamar superior não só em relação a todos os outros spaghetti, mas também em relação a qualquer outro western americano. Sou da opinião também que alguns famosos vivem mais realmente da fama, ligada diretamente ao prestígio do nome ou diretor, como no caso de Django. Sua lei era a vingança do desconhecido Mario Siciliano é um excelente western, para mim melhor que Django e mais alguns outros mais constantes nas listas dos melhores. É aquela coisa em que um grande crítico de algum lugar listou os melhores e aí todo mundo foi atrás, no chamado efeito manada, sem fazer sua análise própria, como alguém já observou em outro blog. Mas é apenas a minha opinião amigo.Na Europa e principalmente na Itália a opinião acerca do seu valor para o cinema italiano é dividida. Alguns acham excepcional, outros o classificam apenas de regular para bom e ainda outros acham ele ruim. mas muito adeptos do western clássico também acham Django e afiliados péssimos.




    Paulo, o último dos anônimos destemidos.

    ResponderExcluir
  4. Só para esclarecer o "Paulo, o ultimo dos anônimos destemidos", não sou eu, o escriba desse singelo blog. Mas, tenho por lema, o respeito da opinião de cada um.

    ResponderExcluir