sábado, 23 de maio de 2009

RINGO NÃO DISCUTE...MATA

(Il Ritorno di Ringo / The Return of Ringo / Blood at Sundow / El ritorno de Ringo)
Italia, 1965 104min
Direção:Ducio Tessari
Musica:Ennio Morricone
Com:Montgomery Wood, Fernando Sancho, Hally Hammond, Nieves Navarro, Antonio Casas, George Martin
-Lançado originalmente com distribuição Rank, em Technicolor/Techniscope. Relançado posteriormente nos cinemas , pela Famafilmes, com o titulo O RETORNO DE RINGO.
-Na extinta revista Ringo (Rio Gráfica Editora), apareceu em forma de fotonovela com o titulo VINGANÇA, na edição nº 1, de 1971.
-Em DVD, foi lançado pela Ocean Filmes, estranhamente, com o titulo de outro filme, UMA PISTOLA PARA RINGO, realizado com praticamente mesmo elenco e equipe. Posteriormente a empresa corrigiu o erro lançando, este filme como O RETORNO DE RINGO, numa edição dupla com o verdadeiro Uma Pistola para Ringo. Pior é que a USA Filmes, replicou o filme em DVD, cometendo o mesmo erro.
-Exibido na TV, com o titulo O RETORNO DE RINGO.
-Considerado um dos melhores exemplares do gênero, transporta para o oeste, a saga da volta de Ulisses para casa. Ao voltar da Guerra Civil, soldado encontra sua mulher, sua família, sua cidade e sua casa tomada por bandidos.
-Na trilha a canção "The return of Ringo", cantada por Maurizio Graf.
-Como co-roteirista, o diretor Alfonso Balcazar(Clint, o solitário, O Homem da Pistola de Ouro)
---------------------------------------------
*DVD com qualidade de imagem ruim, provavelmente feita a partir de alguma cópia americana, com o titulo Blood at Sundown.

Um comentário:

  1. Estranhei o título 'Blood at sundow" dessa edição da Ocean Filmes porque quando eu assisti na TV o título que vi foi "The return of Ringo".A cópia não passou por restauração mas dá para a gente contemplar a sua essência e beleza ímpar. Que filme lindo, maravilhoso, uma obra prima do western italiano e do cinema mundial. Mitologia e filososfia gregas mais o ramantismo indelével da música de Moricone, perfeita, insuperável. A câmara de Tessari parece seguir os comandos do regente de uma orquestra divina.

    ResponderExcluir