terça-feira, 27 de julho de 2010

VILLA, O CAUDILHO


(Villa Rides / Viva! Viva Villa! )
EUA/Espanha, 1968 125 min
Direção: Buzz Kulik
Musica: Maurice Jarre
Com: Yul Brynner, Robert Mitchum, Maria Grazia Buccella, Charles Bronson, Herbert Lom, Frank Wolff, Alexander Knox, Diana Lorys, Fernando Rey, Jill Ireland, John Ireland
-Típica co-produção dos anos 60, entre Estados Unidos e Espanha, totalmente rodada na Espanha.
-Sam Peckinpah(1925-1984), que inicialmente seria o diretor, teve seu roteiro recusado pelo astro Yul Brynner, que não gostou do tratamento dado ao personagem de Villa e acabou sendo dispensado também da direção. No ano seguinte Peckinpah dirigiria sua obra máxima, Meu ódio será tua herança . Robert Towne, reescreveu o roteiro de acordo com a visão que Brynner tinha do personagem. Towne seria diretor de filmes como Conspiração Tequila(88), mas se notabilizou por sua carreira como roteirista em filmes como Chinatown, Shampoo, Missão Impossível e muitos outros.
-Aventureiro americano que vende armas ao exército mexicano, cai nas mãos de Pancho Villa e seu exército de rebeldes; Contaminado pela causa rebelde passa a ajuda-los.
-Lançado originalmente nos cinemas brasileiros, em 1969, pela Paramount Pictures em Technicolor.
-Lançado em DVD, pelo Estudio MDT, com o titulo PANCHO VILLA*. Exibido na TV com o titulo do cinema, mas com metragem reduzida para 120 min.

-----------------------------------------------------
*A qualidade do DVD, lançado pela MDT, é apenas razoavel, mas pelo menos preserva o tamanho original da tela.

Um comentário:

  1. Uma das grandes obras-primas do western mundial!

    Cultura na veia:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir