sexta-feira, 23 de novembro de 2018

DEUS CRIOU O HOMEM E O HOMEM CRIOU O COLT : Shakespeare no Oeste

DEUS CRIOU O HOMEM E O HOMEM CRIOU O COLT
Outros Titulos: Johnny Hamlet /Django - Die Totengräber warten schon/The Wild and the Dirty /To Kill or Not to Kill? /Johnny el vengador /Django porte sa croix /That Dirty Story of the West
Italia, 1968  95 min (78min)
Direção: Enzo G. Castellari
Musica: Francesco De Masi   
Roteiro: Tito Carpi, Francesco Scardamaglia, Enzo G. Castellari
Elenco: Andrea Giordana(Chip Gorman), Horst Frank, Gilbert Roland, Pedro Sanchez( Ignazio Spalla), Françoise Prévost,  Stefania Careddu, Thomas Moore,  Gabriella Grimaldi, Ennio Girolami, Manuel Silvester Serrano, Franco Latini, John Bartha (Janos Bartha), Franco Leo, Fabio Pajella, Ugo Aldinolfi, Claudio Trionfi, Giorgio Sammartino, Rocco Lerro
Sinopse: Veterano da Guerra de Secessão, Johnny Hamlet, volta para casa onde descobre que seu pai foi assassinado e sua mãe, Gertrudes,  esta casada com um tio, Claude. Decidido a desvendar o assassinato do pai e vinga-lo, ele tem a ajuda de um velho amigo, o pistoleiro Horácio.

Os muitos cartazes  e capas de DVDs do filme, inclusive, a capa da fotoquadrinização em Ringo, nº 11(1971)
Foi o diretor Sergio Corbucci(1926-1990), realizador de filmes como DJANGO, RINGO E SUA PISTOLA DE OURO e JOE, O PISTOLEIRO IMPLÁCAVEL,  quem teve a idéia para o roteiro deste western, baseado na imortal peça de teatro, Hamlet, de William Shakespeare. Seria ele, também,  o diretor do filme. Mas por razões desconhecidas o filme acabou nas mãos do diretor Enzo G. Castellari, que na época estava se dando bem na direção de westerns; Tinha já em seu currículo POUCOS DOLÁRES PARA DJANGO(1966), TEXAS 1867(1967) e VOU, MATO E VOLTO(1967) e, acho que é consenso geral entre os fãs, que se saiu muito bem nessa insólita adaptação de um clássico erudito, para as paisagens do oeste. O bom roteiro escrito por Carpi e Scardamaglia, lhe permitiu dosar de maneira satisfatória a eloquência shakespeariana a dinâmica dos westerns italianos da época. Todos os personagens da peça estão no filme, com exceção de Laertes; A grande diferença fica por conta do final, onde diferentemente do que acontece na peça, o personagem principal não morre. No Brasil, por volta de 1968, a noticia era que o nome do filme seria “Uccidere  o non Uccidere”, uma alusão ao “ser ou não ser”; Isso não se confirmou, mas nota-se que em inglês, ele aparece em algumas versões com esse titulo.

Ná ótima trilha sonora de Francesco Masi, a bonita canção "Find A Man", cantada por Maurizio Graf. Pode-se escuta-la no you tube( https://www.youtube.com/watch?v=JJEibjESSv4 ) No Brasil, saiu nos cinemas com distribuição original  da Roma Filmes e em DVD saiu em uma ótima versão, lançada pela Ocean Filmes, com o titulo JOHNNY HAMLET, que seria originalmente o titulo do filme; Posteriormente a própria Ocean relançou o DVD, agora com o titulo original usado nos cinemas brasileiros.  Imagem de excelente qualidade, mantendo o formato original das telas de cinema, dublado em português, mas com legendas para o áudio original em italiano. Único senão seria a duração de 78 minutos, diferente da original, que seria de 95 minutos. Também saiu no Brasil, numa fotoquadrinização da saudosa revista RINGO,  da Rio Gráfica Editora, com o titulo OESTE SANGRENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário