domingo, 23 de dezembro de 2018

DESENTERRANDO SAD HILL


Passados mais de 50 anos, as locações onde foram rodadas cenas do clássico spaguetti western TRÊS HOMENS EM CONFLITO(Il buono, il brutto, il cativo/1966), se perderam e foram tomadas pela recomposição do solo e pelo crescimento da vegetação nativa daquelas regiões da Espanha, onde o filme foi feito. No You Tube, pode-se assistir um pequeno documentário ( https://www.youtube.com/watch?v=yjDBUL_zhqs ) muito bem feito, que mostra como estão, hoje todos esses lugares que foram usados como locações. Mas o que poderia acontecer se um grupo de fãs, resolvessem desencavar, no seu local original,  um dos principais cenários usados no filme? Bem, isso aconteceu e está registrado no ótimo documentário  DESENTERRANDO SAD HILL(Sad Hill Unearthed/2017). Uma produção espanhola, dirigida por Guillermo de Oliveira, que relata toda a epopeia de um grupo de amigos e fãs do filme, que localizaram e resolveram, desenterrar e recriar, o cemitério onde se desenrola a cena final, a cena do duelo triplo, em  TRÊS HOMENS EM CONFLITO.

O grande publico mundial conhece parte da cena, não só pelo filme, mas também a partir do uso dela pelo grupo de rock Metallica, na abertura de seus shows, com a cena em que Eli “o feio” Wallach, corre entre os milhares de túmulos do local, em busca daquele que em que está enterrado um tesouro, ao som de “Ecstasy of Gold”, que faz parte da trilha sonora composta por Ennio Morricone...  Não atoa, James Hetfield, vocalista e líder do famoso grupo de rock, foi um dos grandes incentivadores do projeto e aparece em vários depoimentos ao longo do documentário. Não só ele, mas o diretor Joe Dante, o compositor Ennio Morricone, o editor de TRÊS HOMENS EM CONFITO, Eugenio Alabiso, e até Clint  “o bom” Eastwood, aparecem dando os seus depoimentos sobre essa cena final do filme e também sobre o projeto desses jovens visionários espanhóis.
 

Pois bem, o que acontece é que esse grupo de jovens estudantes e fãs espanhóis  do filme, localizaram em Mirandilla Valley, Burgos, Espanha, as locações do cenário construído para a realização da cena do final, o cemitério de Sad Hill, com sua área central em circunferência , cercada por cinco mil cruzes. O cenário ainda estava lá, mas enterrado por cerca de 20 cm de terra e vegetação. David Alba, Diego Montero, Joseba Del Valle e Sergio Garcia, fundadores da Sad Hill Cultural Association, se propuseram então, com o propósito de comemorar  o 50º aniversário do filme, a desenterrar  e a reconstruir todo o cenário original. Um grande propósito, mas laborioso. De inicio só eles tocaram o trabalho, mas através das redes sociais convocaram os fãs do filme e tiveram uma ótima resposta; A cada final de semana, voluntários de várias partes da Europa, se propuseram a ajuda-los. Uma coisa linda. “....A necessidade de fazer parte de algo eterno.”- como diz o diretor Joe Dante em seu depoimento .

Todo esse trabalho se prolongou por dois anos e culminou com a reunião comemorativa dos 50 anos do filme e de todo o trabalho de restauração do cenário. Tudo devidamente registrado  nesse magnífico documentário. Emocionante, em vários momentos, um balsamo para todos nós, fãs do spaguetti western!

“Tem que ser a natureza humana, sabe, você é atraído por um motivo. Algo que impactou sua vida. E a jornada até esse lugar é quase tão importante quanto chegar lá. Apenas o fato de você estar em uma missão para fazer algo...” – James Hetfield

Distribuido internacionalmente em streaming, via Netflix. Deve estar disponível na programação do canal.

DESENTERRANDO SAD HILL
Sad Hill Unearthed
Espanha, 2017 86min
Direção: Guillermo Fernandez de Oliveira
Musica: Zeltia Montes
Depoimentos e presenças: Peter Frayling, Ennio Morricone, Clint Eastwood, Eugenio Alabiso, James Hetflied, Joe Dante, Sergio Leone (fotos de arquivo), Álex de la Iglesia,  Sergio Salvati, Joseba del Valle, David Alba Romero, Sergio García Hernández, Diego Montero,  Stephen Leigh,  
Daniel Jeffery, Carlo Leva
Produção:Companies: Zapruder Pictures , Netflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário