quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DJANGO



(Django)
Italia/Espanha,1966  93min
Direção:Sergio Corbucci
Musica:Luis  Enrique Bacalov
Com:Franco Nero, Loredana Nusciak, Eduardo Fajardo, José Bodalo, Ivan Scratuglia, Luciano Rossi, Remo de Angelis, Angel Alvarez ,Rafael Albaicin, Jimmy Douglas(Gino Pernice), Jose Terron, Silvana Bacci,Simon Arriaga, Jose Canalejas,Rafael Vaquero,Guillermo Mendez, Lucio De Santis
-Um dos maiores sucessos do gênero, principalmente no Brasil. A canção titulo, cantada por Berto Fia(em italiano) e Rocky Roberts(em inglês-original do filme), virou um hit.
-Arrastando seu misterioso caixão, o taciturno pistoleiro Django, chega a cidade desolada pela luta entre mexicanos e uma quadrilha de fanáticos, comandada por um sádico psicótico.
-Depois que o nome do personagem foi usado, as vezes de maneira imprópria, em dezenas de westerns, foi feita uma continuação oficial, DJANGO-A VOLTA DO VINGADOR(1987). Em 2012, o cineasta cult Quentin Tarantino fez sua homenagem a esse filme no western DJANGO LIVRE(Django Unchained), que na verdade só usou o nome do personagem, mas que, inclusive, contou com a participação cameo do astro original Franco Nero.
-Lançamento original nos cinemas pela Famafilmes, em Eastmancolor/Widescreen.
-Originalmente escrito por Mark Damon(Johnny Yuma)  e Sergio Corbucci, para ser estrelado por Damon; Mas acabou sendo estrelado pelo então desconhecido  Franco Nero.
-Em VHS, foi lançado pela Poletel e em DVD, pela New Line, VTO Pictures e Gorgati. Exibido na TV, sempre mantendo o titulo do cinema.
-Em 1997, ganhou uma refilmagem disfarçada no  filme americano Vingança Sangrenta(The Shooter) com o ator Michael Dudikoff.
-Na fotografia, Enzo Barboni ou E.B. Clucher, futuro diretor de filmes como Chamam-me
Trinity .
-Em andamento uma terceira sequencia oficial, chamada DJANGO LIVES!. No entanto desta vez não seria um western; A história se passa em 1915, quando o aposentado pistoleiro Django seria contratado como consultor em filmes de faroeste em Hollywood. Esta terceira sequencia foi confirmada pelo próprio Franco Nero.

4 comentários:

  1. Esse eu queria assistir, o Tarantino está fazendo um filme chamado Django Unchained, até fiz uma postagem sore ele aqui http://gavetadbagunca.blogspot.com/2012/01/django-unchained.html. Seria o mesmo personagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nâo é o mesmo personagem, Marcelo! Mas com certeza será uma bela homenagem prestada por Tarantino ao western italiano. No filme, Django é um escravo fugitivo(Jammie Foxx), que auxiliado por um mercenario alemão(Chritopher Waltz), quer resgatar sua esposa, prisioneira de um fazendeiro(Leonardo de Caprio). Franco Nero(O Django Italiano) participa do elenco.

      Paulo

      Excluir
    2. Marcelo, se vc não assistiu Django c/ Franco Nero ainda, eu tenho: john.r.tesche@hotmail.com

      Excluir
  2. fantástico, no início da fase dos westerns italianos, DJANGO e O DOLAR FURADO fizeram sucesso incrível ficando meses em cartaz, como era o começo... não teve o desgaste dos que vieram muitos anos depois. Franco Nero um ator muito bom continua ativo até hoje como em CARTAS PARA JULIETA e a homenagem em DJANGO LIVRE.

    ResponderExcluir