domingo, 3 de maio de 2009

ERA UMA VEZ..NO OESTE



(C'era una volta Il West / Once a upon time in the West / Play Me the Song of Death / Hasta que llegó su hora)
Italia/EUA, 1968 177min
Direção:Sergio Leone
Musica:Ennio Morricone
Com:Henry Fonda, Charles Bronson, Claudia Cardinale, Jason Robards, Gabrielle Ferzetti, Paolo Stoppa, Jack Elam, Woody Stroode, Keanan Wynn, Lionel Stander, Frank Wolf, Spartaco Conversi, Aldo Berti, Aldo Sambrell, Antonio Molino Rojo, Benito Stefanelli, Frank Braña, Fabio Testi, Bruno Corazzari, Corrado San Martin, Ivan Scratuglia, Ricardo Palacios, Al Mulock
- Com roteiro baseado em estória Sergio Leone, Bernardo Bertollucci e Dario Argento, seria o primeiro filme de uma trilogia, concebida por Leone, que teve sequencia com Era uma vez na América, mas ele morreu antes de termina-la.
-O papel de Henry Fonda, foi escrito para Clint Eastwood, que não pode participar por envolvimento em outros compromissos. Robert Ryan, também estava escalado para um papel, mas foi filmar A morte será tua herança e foi substituído por Keenan Wynn. Outro que foi substituído no elenco foi Enrico Maria Salerno; Em seu lugar entrou Gabrielle Ferzetti.

-Apresentação original nos cinemas pela Paramount, em technicolor/70mm. Lançado em VHS pela CIC Video e em DVD, pela Paramount Home Video.
-Grande destaque para a trilha sonora de Ennio Morricone, que aqui deixou de lado o tom épico de suas outras trilhas e adotou um estilo mais sinfônico.
-Mulher , depois de ter toda a sua família executada, é ajudada por misterioso, pistoleiro, a manter suas terras, por onde vai passar a ferrovia.
-Considerado como o ponto maximo do western italiano, foi o primeiro com filmagens em território americano, em Monument Valley.
-Com um orçamento de 3 milhões de dólares, custou mais que os cinco filmes anteriores de Leone, juntos. Somente o cenário da cidade de Flagstone, custou 50 mil dólares a mais que Por um punhado de dólares, ou seja, 250 mil doláres.
-A participação de Lionel Stander foi cortada na montagem americana.
-Sergio Leone, pesquisou 150 volumes de história e fotografia, sobre a construção da ferrovia transcontinental americana. Visitou os estados do Texas, Arizona e Utah, inclusive, levando amostras de terra, para iquala-las nos cenários espanhóis. Nas filmagens, descontente com os extras espanhóis contratou, por 14 doláres ao dia, imigrantes americanos, britânicos e escandinavos, para povoar as ruas de Flagstone.
-Para manter a metragem e o orçamento, já durante as filmagens, foram eliminadas oito sequências- algumas já filmadas; Para o lançamento americano foram cortados 22 minutos, que abrangiam outras quatro
sequências.
-Lançado em 21 de dezembro de 1968, na Italia, rendeu 3,8 milhões de dólares. Em Maio de 1969, estreou nos EUA, com a metragem reduzida, rendendo apenas 1 milhão de dólares. Mas fez muito sucesso no Japão e França. No entanto somente uma década depois, já em seu formato original, seria redescoberto, pelo público e crítica americanos, passando a ser aclamado como um dos maiores westerns já feitos.
-Ao que consta, ERA UMA VEZ NO OESTE, tem a mais longa sequência de créditos da história do cinema.

2 comentários:

  1. El film más sensacional de todos los tiempos. Hasta que llegó Sergio Leone; pocos, hasta entonces, habían logrado apreciar la grandeza del western.

    ResponderExcluir
  2. Existe "Rua Sergio Leone", en Almeria, España

    ResponderExcluir