domingo, 20 de abril de 2014

WHITY



Alemanha,1970  95min
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Musica: Peer Raben
Com: Günther Kaufmann, Ron Randell, Hanna Schygulla, Katrin Schaake, Harry Baer, Ulli Lommel, Tomas Blanco(Tomás Martín Blanco), Stefano Capriati, Elaine Baker, Mark Salvage, Rainer Werner Fassbinder
-O diretor R.W.Fassbinder(1945-1982) morreu vitima de uma overdose de álcool e drogas, aos 36 anos. Controverso e homossexual  confesso,  deixou uma vasta obra apesar de seus poucos anos de vida. Uma obra profundamente autoral em que se destacaram  filmes como AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT(1972), O CASAMENTO DE MARIA BRAUN(1978), QUERELLE(1982) e a minissérie de 12 horas BERLIN ALEXANDERPLATZ, realizada para a TV em 1979. Aqui temos um dos seus mais improváveis filmes: um western. Realizado em seus primeiros anos de carreira, não obteve sucesso quando foi lançado no Festival de Berlim, em 1971, não chegando nem mesmo a ser lançado nos cinemas da Alemanha e muitos menos nos cinemas do exterior.
-Inédito também nos cinemas brasileiros, foi exibido em uma mostra dedicada ao cineasta alemão em 2009, no Rio de Janeiro. Foi lançado em DVD pela Lume Filmes, mantendo o titulo original.
-Filmado na Espanha(Almeria), a história se passa em 1878 e gira em torno do mestiço, Whity, que serve uma família decadente. Whity tenta executar as ordens que lhe dão, até que os membros da família lhe ordenam matar uns aos outros.
-Além de participar do Festival de Berlim, recebeu os prêmios de melhor atriz e melhor direção de arte do German Film Award, em 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário