quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O PREÇO DO TRIUNFO





(The New Land/Nybyggarna/Unto a good Land/ The Settlers)
Suécia,1972 204min
Direção: Jan Troell
Musica: Bengt Ernryd, Georg Oddner
Com: Max von Sydow, Liv Ullman, Eddie Axberg, Pierre Lindstedt, Allan Edwall, Monica Zetterlund, Hans Alfredson,Tom C. Fouts, Per Oscarsson, Peter Lindgren
-Sequencia de OS EMIGRANTES(Utvandrarna,1971), onde diante das dificuldades enfrentadas em sua terra natal, jovem casal de lavradores suecos, decidem emigrar para os EUA, em meados do século 19; Nesse primeiro filme é mostrado a vida no pais natal, o embarque e a longa e sofrida viagem.
-Esta sequencia conta em tom épico a saga do casal em pleno oeste americano, convivendo com a Guerra Civil que começa, ataques de índios, doenças e corrida do ouro.
-Filmado na Suécia e EUA.
-Foi indicado ao “Oscar” de filme estrangeiro em 1973 e venceu o Globo de Ouro na mesma categoria.
-Distribuido no Brasil, pela Warner Bros.

CATLOW




(El oro de nadie/ Catlow )
Ing/EUA, 1971 104min
Direção: Sam Wannamaker
Musica: Roy Budd
Com: Yul Brynner, Richard Crenna, Leonard Nimoy, Daliah Lavi, Julián Mateos, Ángel del Pozo, Jo Ann Pflug, Jeff Corey ,Michael Delano, David Ladd, Bob Logan, Dan van Husen, Tito Garcia
-Baseado em romance de Louis L'Amour.
-Distribuido nos cinemas originalmente pela MGM, em Panavision/Metrocolor.
-Delegado e pistoleiro renegado tem estranha amizade, que vai ser posta a prova com a chegada de agente do governo, com missão de capturar o bandido.
-Lançado em DVD no Brasil pela Ocean Filmes, com o titulo NO RASTRO DA MORTE.
-Totalmente filmado em Almeria, Espanha.
-O diretor Peter Hunt, que iniciou o projeto, foi substituído por Sam Wanamaker.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O IMPERADOR DA CALIFÓRNIA



(Der Kaiser Von Kalifornien/ El emperador de California/ L'imperatore della California/ The Emperor of California
Alemanha, 1936  97min
Direção, História e Roteiro: Luis Trenker
Musica: Giuseppe Becce
Com:Luis Trenker, Viktoria von Ballasko,Werner Kunig, Karli Zwingmann,Elise Aulinger, Bernhard Minetti,Hans Zesch-Ballot
-O filme conta a história de Johann August Suter, um alemão de ascendência suíça que, no século XIX, emigrou para os Estados Unidos, onde criou um verdadeiro império, fundando inclusive a cidade de São Francisco. Por isso ganhou a alcunha de imperador da Califórnia.
-Este é considerado o melhor western feito na Alemanha, mesmo se comparado a grande quantidade de westerns germânicos da década de 60. Foi filmado em grande parte nos EUA; Com locações em Nevada, California e Texas, mas também, teve locações em Livorno, na Italia.
-Filmado em Prêto e Branco, foi lançado no Brasil, em Junho de 1937.
-Realizado em plena era nazista na Alemanha e por mostrar um alemão triunfando em solo americano, foi usado como propaganda nazista, assim como outros filmes realizados na mesma época.

sábado, 21 de dezembro de 2013

OS APUROS DE UM XERIFE



(The sheriff of fractured jaw/ La rubia y el Sheriff/ La bionda e lo sceriffo)
Inglaterra, 1958 103min
Direção: Raoul Walsh
Musica: Robert Farnon
Com:Kenneth More, Jayne Mansfield , Henry Hull,Bruce Cabot  Ronald Squire, William Campbell, Sid James,Reed De Rouen, Charles Irwin, Donald Stewart, Clancy Cooper , Gordon Tanner , Robert Morley,David Horne, Eynon Evans,Nick Brady, Nicholas Stuart, Sheldon Lawrence , Susan Denny, Tucker McGuire, Al Mulock , Jack Lester, Chief Jonas Applegarth , Deputy Chief Joe Buffalo , Mary Reynolds, Steven Berkoff
-Comédia e western que foi exibido na TV brasileira, nos anos 70,  com o titulo O XERIFE DE QUEIXO QUEBRADO.
-Caixeiro viajante inglês vai vender armas no oeste, mas acaba como xerife de uma turbulenta cidade cheia de malfeitores, onde conta com a ajuda de peles-vermelhas para fazer valer a justiça.
-Consta que este foi o primeiro western rodado na Espanha.
-Estão na trilha sonora as seguintes canções: "In the Valley of Love”, “ If the San Francisco Hills Could Only Talk” e “Strolling Down the Lane with Bill”, todas cantadas no filme por Jayne Mansfield, que na verdade foi dublada por Connie Francis.
-Lançado nos cinemas brasileiros em 1959, pela 20th Century Fox, em Cinemascope.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O MAGNIFICO ESTRANGEIRO



(El magnifico extranjero / Maledetto Gringo/ Il magnifico straniero /The Magnificent Stranger)
Alemanha/Italia/EUA, 1967 93 min 
Direção:Jus Addiss & Herschel Daugherty
Musica:Dimitri Tiomkin, Ned Washington & Rudy Schrager
Com:Clint Eastwood,Eric Fleming, Luana Anders, Paul Brinegar, Louis Hayward, Slim Pickens
-De certa forma esse filme hoje é um mistério. Na verdade, foi um projeto caça-níqueis, visando aproveitar a crescente popularidade de Clint Eastwood, no final dos anos 60. Realizado pela Jolly Filmes, uma das empresas envolvidas na produção de POR UM PUNHADO DE DOLARES, foi nada mais, nada menos do que a junção de dois episódios da série RAWHIDE , estrelada por Clint e que teve 8 temporadas(1959-1966); Tudo sem autorização dos produtores da série. A Jolly Filmes era italiana, mas a produção é dada como alemã, visando confundir uma já prevista ação legal.
-Consta que Clint estava em meio as filmagens de “TRÊS HOMENS EM CONFLITO”, quando teve de ir a Roma, onde moveu uma ação civil contra os produtores, tentando impedir que lançassem essa produção.  Aparentemente não teve sucesso nessa ação. No entanto, os produtores conseguiram distribuir o filme apenas em alguns lugares, assim mesmo com exibições bastante limitadas.
-Os dois episódios usados na compilação foram:
*”Incident of the Running Man”(3ª Temporada/Episódio 25, 1961)
Rowdy Yates(Clint Eastwood) tenta impedir ataque de bandidos a posto afastado do exército.
*”The Backshooter”(7ª Temporada/Episódio 9, 1964)
Rowdy Yates é acusado de matar homem pelas costas.
-Em Preto e Branco, teve um lançamento limitado no Brasil, pela Metro-Goldwyn-Mayer.